No post anterior, estudamos os hábitos no Egito Antigo e descobrimos que pela primeira vez, o homem passou a registrar os seus passos, de forma que, a partir deste período, deixamos as especulações de lado e nos baseamos em fatos concretos para debatermos sobre os hábitos, a vida e o vestuário do homem ao longo da história. É através dos registros que podemos afirmar que no Egito Antigo a roupa ganhou um novo significado para o indivíduo deste período, o da demonstração de status, que pode ser observada nos ítens utilizados somente pelo faraó, nos materiais das roupas dos sacerdotes e também nos acessórios.
Durante este período, o homem adotou um sistema de crenças e criou uma série de amuletos que serviam como forma de proteção e até mesmo como demonstração de sua religiosidade. Desenvolveu-se uma joalheria muito mais trabalhada, as roupas passaram a ser mais ajustadas ao corpo e pela primeira vez o homem se maquilou. A maquiagem surge sem diferenciação de sexo, o indivíduo acreditando que ela serviria ao propósito de proteger os olhos do sol causticante do deserto, e o hábito surge forte, como a depilação e o uso de amuletos. O que não desmerece a inteligência deste povo e muito menos sua cultura, tão rica e tão forte, que mais tarde foi assimilada pelos gregos e se disseminou pelo mundo.
No nosso trabalho em sala de aula, onde tivemos que compor um look baseado no indivíduo deste período, utilizamos tecido em tom de azul (cor predominante no vestuário da época), couro, barbante, serpente dourada, lantejoulas, rolo de fita grossa, embalagem de bombom dourada, tecido listrado, arco de madeira e, é claro, maquiagem. Ao fim do trabalho, tinhamos um klaft cheio de adereços, braceletes dourados e cheios de simbologia (no Egito Antigo, era usual a utilização de acessórios ao pares, que eram iguais ou muito semelhantes) e um make de colocar inveja em Liz Taylor no filme Cleópatra.
Apresentação do trabalho
Modelo: Amanda Spier
Fotografia: Brígida Cunha e Jéssica Schmidt
Figurino: Brígida Cunha e Pâmela Schmitz
Maquiagem: Jéssica Schmidt
Acessórios em foco:
Cleópatra Inspired |
Desta vez, focamos na maquiagem e criamos um klaft superfashion! Buscamos utilizar as cores do período e buscamos várias referências na simbologia egípcia.
No próximo post, um breve relato sobre o conceito do vestuário na Mesopotâmia.
Acompanhe também nosso Tumblr e veja todas as referências que usamos no desenvolvimento deste trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário