Como vimos no post anterior sobre o período Barroco, a monarquia foi muito importante para o desenvolvimento do traje desta época. O que devemos entender é que com a revolução começada no Renascimento, quando as pessoas começaram a sentir necessidade de se destacar, passa a ser difícil englobarmos todo o vestuário dentro de um único quadro, portanto, desde o Renascimento, podemos citar os pontos em comum entre os trajes.
O vestuário Barroco pussui diversas semelhanças com o vestuário medieval e com a moda Renascentista. De fato, as diferenças entre o vestuário Barroco e o vestuário Renascentista são tão sutis, que autores costumam divergir ao classificar a vestimenta destes períodos. As roupas da Rainha Elizabeth também se enquadram neste parâmetro, pois se encontram exatamente entre os dois períodos embora seu traje seja obviamente Barroco.
O vestuário Barroco pussui diversas semelhanças com o vestuário medieval e com a moda Renascentista. De fato, as diferenças entre o vestuário Barroco e o vestuário Renascentista são tão sutis, que autores costumam divergir ao classificar a vestimenta destes períodos. As roupas da Rainha Elizabeth também se enquadram neste parâmetro, pois se encontram exatamente entre os dois períodos embora seu traje seja obviamente Barroco.
Se formos recordar os
vestuários que citamos, devemos lembrar que durante a Idade Média, era
comum o desconforto e roupas que não marcassem as formas. Isto porque a
preocupação do período era refrear os instintos do homem e aproximá-lo
da figura de Deus.
Já no
Renascimento, as roupas priorizavam o conforto e marcavam levemente as
curvas. É no Renascimento que surge a moda, através da liberdade de se
vestir.
E onde está o Barroco nesta história? No desconforto dos corpetes de ferro e no jeito como a roupa revelava o corpo de forma dramática e ostensiva.
As principais características do vestuário Barroco são as roupas em tons sóbrios, comumente feitas com tecidos pesados como veludo e enfeitados com bordados e aplicações de pedrarias. Nesta época também era comum usar pele de arminho nos detalhes das roupas como mangas e golas.
Aliás, durante este período, foi bastante comum a utilização de uma gola, chamada rufo, que era quase que ítem obrigatório nos looks da nobreza. Este rufo poderia ser mais engomado ou mais desestruturado, dependendo da ocasião ou da posição social.
Neste período tanto a roupa feminina quanta a roupa masculina era dramática.
No guardarroupa feminino peças como corstets de ferro e saias armadas se tornaram importantes na produção. Os corsets de ferro embora marcassem as formas, escondiam o formato dos seios.
Quanto às saias, as armações se tornaram maiores obtendo o formato de sino, conhecido como vertugado ou vertugadin.
No vestuário dos súditos e pessoas de classe mais baixas, as roupas possuiam comprimentos midi (em saias e calças), os materiais eram mais leves, mulheres não usavam corsets embora acinturassem a veste e os rufos eram muito mais discretos, por motivos de praticidade.
Já na realeza, os rufos se tornaram um ítem de imponência e eram indispensáveis.
Embora fossem muito utilizadas, as golas não eram ítens obrigatórios, pois como já haviamos comentado anteriormente, após o Renascimento as pessoas tinham mais liberdade ao se vestirem, mas eram muito utilizadas fechadas como na imagem a cima, ou abertas, como no traje de Cate Blanchet no filme Elizabeth: The Golden Age.
No próximo post, o Barroco sob o ponto de vista do estudante de moda.
As principais características do vestuário Barroco são as roupas em tons sóbrios, comumente feitas com tecidos pesados como veludo e enfeitados com bordados e aplicações de pedrarias. Nesta época também era comum usar pele de arminho nos detalhes das roupas como mangas e golas.
Aliás, durante este período, foi bastante comum a utilização de uma gola, chamada rufo, que era quase que ítem obrigatório nos looks da nobreza. Este rufo poderia ser mais engomado ou mais desestruturado, dependendo da ocasião ou da posição social.
Neste período tanto a roupa feminina quanta a roupa masculina era dramática.
No guardarroupa feminino peças como corstets de ferro e saias armadas se tornaram importantes na produção. Os corsets de ferro embora marcassem as formas, escondiam o formato dos seios.
No vestuário dos súditos e pessoas de classe mais baixas, as roupas possuiam comprimentos midi (em saias e calças), os materiais eram mais leves, mulheres não usavam corsets embora acinturassem a veste e os rufos eram muito mais discretos, por motivos de praticidade.
Já na realeza, os rufos se tornaram um ítem de imponência e eram indispensáveis.
Corset tipicamente Barroco |
Traje típico Barroco com gola em rufos |
Cate Blanchet como Rainha Elizabeth |
No próximo post, o Barroco sob o ponto de vista do estudante de moda.
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