Considerado o período transitório entre a Roma Antiga e a Idade Média, as Invasões Bárbaras foram classificadas com frequência como um subperíodo da história. No entanto, os bárbaros constituem uma parte importante da queda do Império Romano e, portanto, merecem a nossa pequena contextualização.
O termo "bárbaro" surgiu em Roma e demonstra claramente o desapreço dos romanos por estes povos semi-nômades, sem leis e, portanto, não-civilizados.
Os bárbaros eram formados por dezenas de povos como os francos, os anglosaxões, os godos, os visigodos, entre outros. Estes povos provavelmente não teriam tido nenhuma importância histórica, não fosse pelo fato de terem levado uma Roma já fragilizada ao fim dos seus dias de glória.
Roma começara o processo de conquistar novos territórios com o intuito de prosperar, e por um bom tempo, foi bem-sucedida nesta missão. Mas com a conquista de diversos territórios, Roma se viu à beira de um colapso quando passou a não conseguir sustentar e manter os territórios conquistados. Foi o esgatamento de recursos e do próprio Estado, que permitiu aos bárbaros irem tomando o territórios dos romanos, aos poucos.
As Invasões começaram no século III, a partir da queda do Império Romano em 476 d.C. e duraram até 1453 com a queda de Constantinopla.
Com o fim da Grande Roma e do mundo antigo, surgem dois novos períodos simultâneos: Império Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente.
Império Romano do Ocidente
Capital: Roma
Por se acharem melhores do que este povo incivilizado e semi-nômade, Roma sofreu nas mãos dos bárbaros pois foi o primeiro alvo das Invasões. Roma foi a primeira a cair e com sua queda, surgiram os Reinos Bárbaros ou simplesmente, Idade Média.
Império Romano do Oriente
Capital: Constantinopla (que mais tarde se tornou Bizâncio). Corresponde à atual Istambul.
No Império do Oriente, as Invasões não foram tão incisivas quanto no Ocidente, e muito do Império Romano se manteve. Era quase como se o Império Romano não tivesse caído, apenas mudado de nome para Império Bizantino.
No próximo post, estudaremos mais a fundo a divisão do Império Romano e o surgimento da Idade Média.
Nenhum comentário:
Postar um comentário