A Pré-história é o período caracterizado pela transição do nomadismo ao sedentarismo, o surgimento da agricultura e a ausência da escrita. A maior parte do que sabemos deste período, baseia-se em hipóteses da condição de vida do homem e do ambiente ao qual ele estava integrado.
A Pré-história é habitualmente dividida em três grandes períodos:
- Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (até mais ou menos 10000 a.C.);
- Neolítico ou Idade da Pedra Polida (até mais ou menos 5000 a.C.);
- Idade dos Metais (até o surgimento da escrita).
Durante a Pré-história, os hábitos baseavam-se em instinto de sobrevivência e por este motivo, acredita-se que tudo o que homem fazia à época tinha um propósito maior. Seguindo este pensamento, a utilização de roupas serviria para proteção em climas extremos e sobrevivência ao contato com o ambiente hostil e aos ataques de predadores. E os acessórios serviriam não por motivo de vaidade (conceito que só surgiu mais tarde), mas para ostentação de força e para atrair a atenção. Neste caso, a utilização do acessório - mais importante até do que a utilização da vestimente (já que neste período o homem anda basicamente nu) - teria dois significados distintos, separados pelo sexo do indivíduo: para o homem, serviria ao propósito de ganhar respeito e admiração ao ostentar os resquícios da caça como ossos, pele, tendões...; e para a mulher, serviria ao propósito de conquistar atenção masculina e desta forma, perpetuar a espécie.
O vestuário deste período:
Caracteriza-se pela utilização de materiais obtidos no nicho, ou seja, no meio em que o homem vive: plantas, flores, sementes, pedras e os restos da caça (ossos, tendões, pele, dentes, couro,...). Mas devemos lembrar que até o final da pré-história, na Idade dos Metais, quando o homem já se tornara sedetário e desenvolvera culturas como a do linho e da lã, já havia registros do surgimento da tecelagem e da primeira agulha (feita de ossos), por tanto, podemos supor que data deste período a costura ou ao menos, o conceito dela.
No próximo post, a Pré-história sobre o ponto de vista do estudante de moda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário